Bandeira-Americana-Pequena.png
1/1

Spel Embalagens Ltda

A Spel Embalagens oferece aos seus clientes o que há de moderno neste segmento de mercado.

Impressão Flexográfica

A Flexografia é um processo de impressão analógica que permite um excelente desempenho gráfico, tanto em volume como qualidade técnica.

A Spel acompanhou a evolução do processo flexográfico das últimas décadas, e hoje possui uma equipe de profissionais altamente qualificada para operar o que há de mais moderno em maquinários, para oferecer a você e a sua empresa; a melhor impressão de embalagens flexíveis do mercado.

Pré-impressão

O Departamento de Artes e de Pré-impressão auxilia o cliente na optimização da impressão de seus rótulos.

A flexografia é uma impressão que utiliza clichês em seu processo, ou seja, a tinta (física) é transferida para uma placa de borracha que passa a tinta para o substrato (material plástico). Esse processo de impressão industrial possuí características únicas e o Departamento de Artes e pré-impressão da Spel  está aqui para auxiliá-lo no for preciso, seja no desenvolvimento de rótulos, ou adequação e atualização dos mesmos, assim como assessoria quanto as normas e leis que regem o uso de tipologias e selos, e informações obrigatórias pela legislação.

Clichês

A impressão Flexográfica se utiliza de clichês (placas de borrachas fixadas a cilindros), que ao girarem em alta rotação transferem as tintas para o material (substrato - filmes plásticos). Assim que é finalizada a etapa de desenvolvimento e/ou adequação dos rótulos, após  aprovação do cliente, a arte é encaminhada a uma empresa especializada em gravação de clichês, onde o conteúdo do rótulo (arte) passará por uma separação de cores tendo como base a escala CMYK (Cyan, Magenta, Yellow (amarelo) e Key (preto) - que quando combinadas resultam numa vasta gama de tons e cores secundárias (Cromia)); e somada as cores especiais (prata, ouro, cores da escala Pantone), até o limite de oito (estações de cores), será gravada numa placa de borracha (clichê), que posteriormente será montada na máquina de impressão.

O Departamento de Artes está sempre à disposição dos clientes para auxílio e orientação, no que diz respeito a arte a ser impressa, sendo para desenvolvimento ou adaptação de conteúdo (atualizações). Cuidados que servem para garantir que a expectativa de nosso clientes sejam atendidas.

Foto2. Clichê (ilustrativa)

Depois de gravado os clichês, cada placa (referente a cada uma das cores presentes na arte) será montada na máquina para impressão no substrato. Os clichês são montados em cilindros onde receberão as tintas (cores físicas), que serão impressas na embalagem para posterior acabamento ( corte e solda). 

Cromia

Quando existe na arte, a ser impressa, cores combinadas, a chamamos de cromia. Nestes casos é preciso uma atenção maior com a artes para garantir que o resultado final seja fiel as imagens presentes na arte. Para tanto é recomendado que:

- Em caso de material fotográfico. A imagem tenha - Alta Resolução (300dpi) e esteja separada do arquivo de artes em formato de arquivo (PSD).

- Alto contraste de cores auxilia a leitura de materiais muito pequenos ou finos.

- Uso de cores da escala Pantone garante fidelidade as cores.

- Evitar o uso exagerada de degrades e fotografias (evitam descarga de tinta) que pode borrar a impressão.

Traço

Quando a arte possuí apenas desenhos e textos (sem que haja a necessidade de mistura de cores), a chamamos de impressão em traço. Nestes casos em que não há fotografias, degrades, e cores combinadas, a impressão dificilmente acarreta falhas de processo como (Desencaixes, borrões e manchas).

 

Observações: As cores físicas (tintas) são diferentes das vistas nos monitores de LED e LCD (computadores), onde as artes são criadas e analisadas pelos clientes. Para ser fiel as cores que se pretende chegar no resultado final da impressão, é recomendado que o cliente defina uma cor da escala Pantone que deseja seguir.

Além disso, a arte também precisa ser desenvolvida tendo em mente que as cores na impressão são feitas de maneira independente, um clichê para cada cor; e para evitar que hajam desencaixes e outros problemas entre as cores, é recomendado que:

- As fontes (Texto) não tenham tamanho inferior a 1mm.

- Que não hajam linhas e traços extremamente finos.

- Que as cores tenham o mínimo de contraste necessário para dar leitura dos conteúdos. 

Com estes cuidados a impressão de sua embalagem resultará num produto de alta qualidade e valor agregado.

a Spel espera por você.

 

Para maiores informações acesse nosso canal direto.

Canal Direto
"A criatividade penetra o mundano para encontrar o brilhante"

Bill Moyers

© 2018 Spel Embalagens.
 

Fábrica - Marginal da Rodovia D. Pedro I
km 84,6 - Atibaia/SP - Brasil
CEP: 12954-260
Tel: 55 11 2119-1700